ariviGo Alojamentos mundiais ariviGo ariviGo Alojamentos mundiais

Guia do proprietário: como alugar com sucesso seus apartamentos turísticos

Apartamentos e casas mundiais

Guia do proprietário
 

 

Guia do Proprietário
© Rainer Sturm / pixelio.de

Depois de anos de experiência no aluguel de apartamentos turísticos, decidimos compartilhar aqui o conhecimento adquirido nesses anos. A seguir, você encontrará conselhos e dicas de como alugar seu apartamento turístico com mais eficiência. Siga nossos conselhos para que sua estadia e a de seus hóspedes transcorra da maneira menos estressante possível.



Mobiliário
Um apartamento turístico deve conter basicamente um dormitório, um banheiro, assim como uma cozinha. Esta última não é tão importante em um apartamento de hóspedes. O mobiliário do seu apartamento turístico não precisa ser caro, mas deve ser de bom-gosto. Além desse, que é um aspecto importante, a limpeza e outros aspectos práticos são importantes. Se o apartamento será alugado para para seis pessoas, esse apartamento deverá comportar, naturalmente, seis pessoas, uma mesa grande com seis cadeiras, assim como, previamente, suficiente louça e talheres para todos os hóspedes. No momento de mobiliar seu apartamento de férias, ponha-se no lugar dos seus hóspedes: Deve haver a possibilidade de tornar o dormitório escuro. Portanto, se há um sofá-cama na sala de estar, lembre-se de colocar cortinas opacas nas janelas. Considere algo de decoração individual para garantir um fator de comodidade. Algumas plantas podem ter o efeito adequado. E para que o hóspede se sinta bem-vindo, proporcione antecipadamente, por exemplo, café, chá, açúcar e leite.


   

Móveis

  • Sofá-cama e/ou cama
  • Armários / Cômodas
  • Mesa de jantar com o correpondente número de cadeiras
  • Espelho grande
  • Ropeiro
  • Estantes de banheiro
  • Correspondente número de porta-toalhas
  • Mesa de TV
  • Mesa de canto


 


Equipamento básico

  • Fogão e forno e/ou forno de microondas
  • Tostadeira, teteira, cafeteira
  • Pratos grandes, de café da manhã,sopeiras, copos, xícaras, taças, talheres, jogo de facas, tábua de cortar, panelas e frigideiras, tigelas e oveiros
  • Abridor de latas, tesoura de cozinha e abridor de garrafas
  • Panos de limpeza (salvo exista outro acordo)
  • Toalhas (salvo exista outro acordo)
  • Roupa de cama (salvo exista outro acordo)
  • Tapete de banheiro (salvo exista outro acordo)

 

 

Artigos de primeira necessidade

  • Panos e produtos de limpeza
  • Papel higiênico
  • Detergente, escova, esponja e panos de cozinhas
  • Tabletes para lava-louças (quando há uma)
  • Sal e pimenta, azeite, vinagre, eventualmente café e chá

 


 

Equipamentos adicionais

  • TV
  • DVD
  • Hi-Fi
  • Conexão à Internet
  • Lava-louças
  • Máquina de expresso
  • Lavadora  y secadora (ou varal)
  • Ferro e mesa de passar
  • Secador de cabelo
  • Estacionamento de carros e bicicletas
  • Brinquedos
  • Jogos de tabuleiro
  • Livros y CDs

 


 

Publicidade e Gestão
Se você deseja alugar seu apartamento com frequência, é recomendável que  o publique em distintos portais na internet. Um único portal não é suficiente. As ofertas dos portais vão desde a publicidae até o serviço ao hóspede. Se você vive perto do apartamento turístico, pode encarregar-se sozinho dessa gestão. Se você comprou o apartamento de férias para suas próprias férias, então é bem possível que você não possa ocupar-se das chegadas e saídas. O mais provável é que você necessite pessoal (uma pessoa ou mais) para a entrega de chaves, manutenção, pagamentos, depósitos bancários e fechamento de contratos, assim como a limpeza. Se nenhum dos portais oferece este serviço, pode-se perguntar a outros locatários de apartamentos de férias por alguma recomendação.

 

    

Apresentação
Fotos com um grande valor informativo são o mais importante para alugar apartamentos de férias com sucesso. Tome fotos de todas as estâncias, assim como de outras áreas que despertem interesse no seu apartamento de férias. Se a rua é silenciosa e bastante arborizada, deve-se incluí-la nas fotos. Igualmente se há vistas desde a varanda. Não engane nem com as fotos nem, tampouco, com a informação do apartamento, uma vez que, se o apartamento não cumpre as expectativas dos hóspedes, estes não regressarão e suas avaliações do alojamento serão negativas. Tanto faz se é através do portal no qual você oferece o apartamento ou em foruns em webs independentes. Descreva exatamente a dotação de seu apartamento turístico, sem enfeitá-los ou utilizando adjetivos desnecessários.

 

 

Preço
Os custos da estadia em seu apartamento turístico não devem ser estabelecidos ingenuamente. Compare as ofertas similares. Pode-se aplicar o seguinte conceito: quanto melhor seja a localização e a dotação, mais altos poderão ser os preços. No entanto, não estabeleça preços demasiadamente altos senão seu apartamento não será alugado com facilidade.
 


 

Reserva
Para que seus clientes potenciais possam realizar a reserva com sucesso, você deverá lidar com um calendário de disponibilidade e mantê-lo atualizado em sua própria web ou nos portais nos quais publica seu apartamento. Confirme suas reservas imediatamente, desta manera evitará que os hóspedes em potencial olhem ou visitem outras páginas. Se você se encarrega pessoalmente da gestão do seu apartamento turístico, o melhor é esclarecer, antes de completar a reserva, quando se entregarão as chaves e como transcorrerá todo o demais. Ou então, instrua seu pessoal a esse respeito.
 

 


Comunicação
Como bem se sabe, em uma conversação telefônica podem haver mal-entendidos. Por esta razão, é indispensável re-confirmar por email números, datas e dados conversados por telefone. Indique antecipadamente no email todos os custos derivados do aluguel, fiança, limpeza, roupa de cama, toalhas, etc.

 



Chegada
Duas ou três horas antes da chegada do hóspede, o encarregado do apartamento turístico deverá estar disponível por telefone, dessa maneira o hóspede poderá informar sobre eventuais mudanças nos horários. Receba os hóspedes pessoalmente e passe as instruções claramente. Cobre a fiança diretamente, assim como os custos extras pelo apartamento. Não tenha medo de exigir uma identificação dos hóspedes, afinal, essa é uma medida habitual de segurança adotada por todos os hotéis. Aponte as regras da casa e indique-lhes onde se pode lê-las novamente. Deixe claro aos seus hóspedes que, no caso de problemas inesperados, poderão e deverão chamá-lo. Dessa maneira você terá a possibilidade de reparar as possíveis imperfeições ainda durante a estadia dos seus hóspedes.

 

 

Contrato de aluguel
Se você está alugando seu apartamento em sua própria página web, faça um contrato com o hóspede. Caso o faça através de portais, é suficiente com combinar os termos e condições dessa página com as regras da casa que você estabeleceu.
 


 

Saída
Esteja em seu apartamento de férias pontualmente também para a saída dos hóspedes (ou seu encarregado). Revise o apartamento para buscar algum possível dano. Se tudo está bem, entregue a fiança em dinheiro diretamente aos hóspedes. Isso é lícito segundo o caso. Posteriores tranferências bancárias da fiança podem ocasionar problemas.

 

 

Avaliações
À chegada é recomendável lembrar aos hóspedes sobra a avaliação da estadia. Explique que a avaliação é importante para distinguir apartamentos turísticos bons e maus, facilitando dessa maneira a busca de alojamento de outros hóspedes. Para evitar as más avaliações, seja honesto e franco desde o princípio. Não enfeite nem encubra. Deixe claro para os hóspedes que eles podem recorrer ao encarregado no caso de problemas ou perguntas. Isso aumentará o nível de simpatia, inclusive quando o apartamento não estiver disponível.

 

 

Seguro
É necessário que os proprietários dos apartamentos de férias tenham um ou mais seguros. Um seguro de responsabilidade civil ou contra acidente de trabalho é importante para garantir o bem-estar dos hóspedes. Um seguro do contúdo da casa cobre todos os gastos por danos causados pelo encarregado ou pelo seu pessoal. Os danos causados pelos hóspedes costumam estar cobertos pelo seguro.. É necessário estar atento aos hóspedes extrangeiros, já que pode ser difícil que consigam seguir os procedimentos locais. Portanto, procure sempre obter um esclarecimento pessoal por parte dos hóspedes responsáveis. Isto diminui o estresse e os trâmites burocráticos.
 

 

 

Impostos
Deve-se pagar impostos pelas eventuais ganâncias procedentes do aluguel do seu apartamento de férias. No entanto, é possível economizar uma boa parte estabelecendo todos os gastos da vivenda como gasto comercial. Os quais podem ser, entre outros, reformas, pessoal de limpeza, prêmios de seguro, imposto territorial, juros e amortizações. No entanto, para isso, o uso da vivenda para fins pessoais deverá ser muito reduzido. Para obter informações mais detalhadas consulte um assessor fiscal.